terça-feira, 26 de junho de 2012

A minha MFP



No natal, uma das minhas prendas foi uma MFP.

Uma Clatronic. Estou muito satisfeita com ela, tem 12 programas e todo o seu funcionamento está bem explicadinho no manual.   

Comecei por receitas básicas de farinhas pré-preparadas, fácil, rápido e com bons resultados.

Hoje já não uso farinhas pré-preparadas e eu mesma faço as minhas misturas, quase sempre com farinhas da marca Pingo Doce.

Por norma faço o tamanho II (1kg) e uso o programa 8 – Massa, ou seja faço a mistura, amasso na MFP e depois uso o forno para cozer o pão, porque desta forma fica mais crocante e delicioso.

É bastante fácil, coloco os ingredientes na MFP e selecciono o programa 8, depois retiro para um tabuleiro polvilhado de farinha, dou-lhe umas voltinhas e coloco no forno num programa próprio para levedar, depois quando estiver pronto, retiro, ajeito e torno a colocar no forno num programa próprio para o pão… e depois é só esperar.

Tenho sempre em atenção estas notas:
1 - Primeiro líquidos e só depois sólidos;
2 – Fermento tipo padeiro (eu prefiro ao fermento em pó, uso do pingo doce);
3 – Água norma (o pão fica sempre melhor e é mais fácil para misturar os ingredientes);
3 – Coloco sempre uma travessa com água quente dentro do forno (ajuda a torna a crosta mais crocante).

Também faço doces e geleias, com esta máquina não há desperdícios de fruta, este ano já fiz doce de maça, abóbora e cereja… basta seguir a receita de doces que esta no manual…

Considero um óptimo investimento e recomendo. 

Kiss

(imagem retirada da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas palavrinhas....